top of page
Buscar
  • Foto do escritortransformarproj

Projeto Transformar entrevista: Carolina de Barros Falcão e Dediane Souza




Um estudo do projeto Além do Arco-íris, da ONG AfroReggae, mostrou que menos de 0,01% das pessoas que se declaram trans estão no espaço acadêmico. Mas, além de falar sobre como levar mais pessoas para esses espaços, é muito importante debater sobre a inclusão de políticas de permanência nas universidades. Não adianta uma pessoa trans chegar até à academia, se ela não recebe a assistência necessária para permanecer nesse local.


Como um primeiro passo para mudar essa realidade, o serviço de atendimento e pesquisa em psicologia da PUCRS conta com um laboratório especializado para atendimentos de pessoas LGBTQI+ desde 2018. Conversamos com Carolina de Barros Falcão, professora de Psicologia da PUCRS e uma das idealizadoras do Laboratório de Sexualidade, Gênero e Psicanálise da universidade, que contou sobre o trabalho que vem sendo realizado para mudar este quadro.


Conversamos também com Dediane Souza, jornalista, travesti e ativista dos Direitos Humanos, que falou sobre a experiência de ser uma pessoa transgênero, das dificuldades dos ambientes educacionais em incluir essas pessoas e também sobre as causas que defende.


Pessoas com demandas de sofrimento psíquico advindas da sexualidade LGBTQI+ e que tenham mais de 18 anos podem participar de um espaço de acolhimento e escuta de forma gratuita. Camila Cunha/PUCRS


20 visualizações0 comentário
bottom of page