top of page
Buscar
  • Foto do escritortransformarproj

Projeto oferece capacitação profissional para pessoas trans na área de T.I

O Educa TRANSforma proporciona curso técnico gratuito para pessoas transgênero em Porto Alegre


Educa TRANSforma está promovendo venda de camisetas para contribuir com alunes do projeto

O projeto busca promover a empregabilidade de pessoas trans (transexuais, travestis, não-binárias e intersexo) através da capacitação técnica em uma das áreas com maior demanda no mercado de trabalho: tecnologia da informação. A proposta surge para mudar o cenário profissional da população transgênero no país.


Segundo o último relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), 90% das pessoas trans recorrem à prostituição como forma de sustento em algum momento da vida. O idealizador e CEO do Educa TRANSforma, Noah Scheffel defende que a violência e preconceito sofridos por essa população impactam diretamente nas oportunidades de emprego: “O mercado de trabalho não está aberto nem preparado para receber pessoas trans", reforça. 


Além capacitar pessoas trans com de 18 anos e ensino médio completo, o projeto visa oferecer consultorias  sobre diversidade para as empresas que pretendem empregar esses profissionais. O objetivo é que os alunos passem a atuar na área imediatamente e tenham acesso a espaços de trabalho acolhedores. Outros serviços relacionados à vivência trans como acompanhamento psicológico e tratamento médico são propostas fundamentais do projeto, como explica Noah. 

  

“Muitas pessoas trans hoje recorrem à prostituição como meio de renda para poder fazer tratamento hormonal, por exemplo. Para validar visualmente a sua identidade de gênero.  Algumas pessoas trans tem essa necessidade, outras não. Mas a gente quer poder disponibilizar para todas as pessoas trans que fizerem parte do programa o acesso à saúde.”

A organização não possui fins lucrativos e conta com a colaboração de voluntários  e patrocinadores para a oferta de infraestrutura e atendimentos. O curso, que inaugura a primeira turma em dezembro, tem a duração de onze meses e é dividido em módulos de aprendizagem. Neles, são tratados conteúdos relacionados ao desenvolvimento, testes de software e suporte técnico. Ao final de cada módulo, os alunos recebem um certificado válido como curso de extensão da UFRGS, que é uma das instituições parceiras. As aulas serão presenciais e acontecerão três vezes por semana.


Para garantir a permanência dos estudantes, a iniciativa busca oferecer uma bolsa-auxílio no valor do transporte para todas as pessoas alunas.“A gente tem buscado empresas que nos ajudem financeiramente para poder proporcionar o transporte, o coffe, materiais como mochila, caderno, etc. [...] A ideia é tirar o máximo de empecilhos para essa pessoa poder concluir todos os módulos, se sentir segura, se sentir capaz”, conclui Noah. 


Serviço

O que: Capacitação de pessoas trans para o mercado de TI

Onde: Porto Alegre - RS

Inscrições: A partir do dia 1° de novembro, no site da UFRGS.

Pré-requisitos: Pessoas transgênero residentes em Porto Alegre e região metropolitana, com mais de 18 anos e  ensino médio completo. 

Contato: contato@educatransforma.com.br

23 visualizações0 comentário
bottom of page